Dados do Trabalho
Título
Fatores de risco para o óbito em pacientes internados em unidade de terapia intensiva por tuberculose de via respiratória, na Bahia
Objetivo
Identificar características associadas com o óbito por tuberculose de vias respiratórias (TBVR), em pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI), na Bahia, entre 2019 e 2023.
Métodos
Foi realizado um estudo de coorte retrospectiva, utilizando dados disponibilizados pelo DATASUS. Foram analisados pacientes internados por TBVR em leitos de UTI, entre 2019 e 2023, na Bahia. As características analisadas foram: faixa etária, sexo e tempo de permanência. Utilizou-se o R 4.3.2 para a análise estatística.
Resultados
No período e região analisados, foram identificados 353 pacientes internados com o diagnóstico principal de TBVR. Ao comparar-se com pacientes não idosos, os idosos obtiveram um Risco Relativo (RR) de 1,33 (0,96 – 1,85; valor-p: 0,12). Ao comparar-se com pacientes do sexo feminino, os homens apresentaram um RR de 1,08 (0,76 – 1,52; valor-p: 0,76). Comparando-se com uma permanência de 6 dias ou menos, pacientes internados por 7 dias ou mais obtiveram um RR de 0,51 (0,37 – 0,70; valor-p < 0,001).
Conclusão
A partir dos dados supracitados observou-se que pacientes idosos e do sexo masculino não apresentam um RR estatisticamente significativo. Apesar disso, foi visto que um maior tempo de internamento foi considerado como fator de proteção com um valor-p significativo. Uma hipótese para tal achado pode ser que estes pacientes encontravam-se com um quadro menos letal da patologia, sendo possível um internamento mais prolongado e com uma melhor reposta às intervenções prestadas.
Área
Epidemiologia
Autores
Gabriel von Flach Sarmento, Caio Mário da Silva Pereira Freitas, Felipe Nunes Leal, Guilherme von Flach Sarmento