Dados do Trabalho


Título

Análise epidemiológica de internações por insuficiência renal no Brasil no período pandêmico, 2020-2022, e pré-pandêmico, 2017-2019.

Objetivo

Analisar a prevalência de internações por Insuficiência Renal no Brasil no período pandêmico (2020-2022) e pré-pandêmico (2017-2019).

Métodos

Trata-se de estudo ecológico de série temporal que analisou o número de internações por Insuficiência Renal no Brasil de fevereiro de 2020 até janeiro de 2023 comparando com o período pré-pandêmico de fevereiro de 2017 até dezembro de 2019. Os dados foram coletados através da Plataforma Tabnet (DATASUS) e foram analisados segundo as variáveis: faixa etária, sexo, região, e ano de ocorrência. Os dados coletados foram sistematizados, agrupados e calculados no aplicativo Excel.

Resultados

Constatou-se um aumento 5,4% no número de casos durante a pandemia comparado com o período pré-pandêmico. Quando analisadas as regiões, a região Sul obteve a maior prevalência nos dois períodos, e a região Norte a menor. Já quanto a variável sexo, os homens apresentaram a maior taxa de casos nos dois períodos, sendo a prevalência de 64 casos, pré-pandemia, e 73 casos, na pandemia, por cem mil habitantes. Por fim, quanto à idade, a prevalência tende a aumentar com a idade, nos dois períodos analisados, sendo os pacientes com 80 mais aqueles que concentraram as maiores taxas nos dois períodos, sendo a maior prevalência de 350 por cem mil habitantes , no ano de 2022.

Conclusão

Observou-se um aumento na prevalência de casos durante a pandemia e que a prevalência dos casos aumentam gradativamente com o avanço da idade, evidenciando a necessidade de mais pesquisas para a investigação do impacto da pandemia sobre o número de casos de insuficiência renal.

Área

Emergências e coronariopatas

Autores

Lucas Frederico Silveira Amorim, Bruna Barros Amaral, Maria Clara Souza Fagundes, Fernanda Lessa Campos, Yrla Ravena Viana Miranda, Anna Klara Bremer Moreira