Dados do Trabalho
Título
Análise dos traumas automobilísticos com bicicletas e motocicletas, antes e durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2
Objetivo
O presente estudo visa analisar a incidência de traumas automobilísticos envolvendo bicicletas e motocicletas, ocorridos no período pré e durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2.
Métodos
Estudo transversal, realizado com dados coletados no DATASUS. Incluíram-se, no presente estudo, vítimas por acidente de trânsito no Brasil no período da pandemia do COVID-19. Foi feita a análise de dados epidemiológicos utilizando-se as seguintes variáveis: ano de processamento, região, gênero e faixa etária.
Resultados
Percebe-se que o Sudeste detém a maior quantidade de traumas envolvendo acidentes com bicicletas e motocicletas, representando 40,3% de todos os acidentes ocorridos no período analisado, no ano de 2019 a porcentagem era de 39,21%, seguido por 40,49% no ano de 2020 e 41,52% até agosto de 2021. O sexo masculino configura 83,1% do total de acidentes (entre 2019-2021), o sexo feminino 16,9%. Sendo que em 2019 os acidentes envolvendo pessoas do sexo masculino correspondia 82,61%, em 2020 equivalia a 83,5% e até o período de agosto de 2021 representava 83,18%. Os adolescentes e adultos jovens (entre 15 e 49 anos) são os que detém o maior percentual de acometimento por esse trauma, constituindo 89,9%, sendo que 87,54% dos acidentes ocorreram em 2019, 81,43% em 2020 e 83,96% até o período de agosto de 2021.
Conclusão
Assim, a incidência de traumas por acidente de trânsito está atrelada ao crescente número de usuários de serviço de entrega no período da pandemia do virús Covid-19, com o sudeste liderando. Isso afeta a economia devido ao afastamento do trabalho e aos custos com saúde pública.
Área
Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma
Autores
Nathaly Haianne Oliveira Sampaio