Dados do Trabalho


Título

Contenção Física em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Um projeto de melhoria de qualidade na abordagem deste problema

Objetivo

Diminuir a porcentagem de contenção física dos pacientes na UTI, propondo uma abordagem mais criteriosa e individualizada.

Métodos

Estudo prospectivo, modelo antes e depois, com pacientes adultos internados consecutivamente entre outubro de 2023 e março de 2024 na em uma UTI. Inicialmente, foi realizada a coleta de dados para construção da linha de base e identificação da porcentagem atual de contenção física antes da implementação das ideias de mudança do projeto de melhoria. Em seguida foram realizados ciclos de PDSAs, inicialmente por meio da introdução de um checklist na visita multidisciplinar para identificação se o paciente estava contido, depois pela cobrança na aderência da aplicação da contenção física respaldados por critérios da literatura. Por fim, colocação tipo “luva de boxe”, deixando os braços livres do paciente.

Resultados

184 pacientes foram analisados, sendo que os resultados iniciais revelaram aplicação indiscriminada de contenção física oscilando entre 70% e 90%, com uma média de 81%. Após questionar simplesmente a necessidade de contenção para cada paciente, observou-se uma diminuição na média para 63%. Essa tendência de queda foi progressiva ao longo do tempo, alcançando uma porcentagem de 41% após a implementação de um protocolo que enfatizava critérios objetivos para a aplicação de contenção física e a avaliação diária da sua aderência. Por fim, a introdução tipo “luvas tipo boxe”, resultou em uma diminuição adicional para 24,8%.

Conclusão

É possível diminuir a porcentagem de contenção física de forma segura e eficaz, antes mesmo de alcançar as metas de sedação leve em pacientes de uma UTI adulto.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

José Mario Meira Teles, Fábio Dourado Barreto Júnior, Jener Guerra de Macedo, Mariana Araújo Pimentel, Ramon Bispo de Jesus, Rodrigo de Sá Figueirêdo Meira Teles, Vanessa Mayala Campos