Dados do Trabalho
Título
Projeto de melhoria de qualidade visando aumentar a aderência ao protocolo de Interrupção Diária de Sedação (IDS) com Teste de Respiração Espontânea (TRE) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto
Objetivo
Objetivo do estudo foi de aumentar a aderência ao protocolo de IDS com TRE utilizando as ferramentas e os conceitos da ciência da melhoria.
Métodos
Estudo modelo antes e depois, prospectivo, incluindo pacientes de uma UTI adulto elegíveis para serem submetidos a IDS/TRE, entre 01 de outubro/2023 a 20 de março/2024. A coleta de dados inicial foi feita para construção da linha de base e identificação da taxa de IDS/TRE antes da implementação do projeto de melhoria. Realizados ciclos de PDSAs, por meio da checagem diária da adesão ao protocolo e posteriormente feitas múltiplas intervenções com discussão a beira do leito com a equipe sobre casos que não tiveram IDS/TRE instituídos, educação continuada, auditorias diárias com painéis com as taxas de conformidade e folhetos de lembrete colados nos laptops.
Resultados
211 pacientes foram analisados, realizadas no total 291 IDS e 528 TREs. Achados iniciais demonstraram uma taxa basal de IDS/TRE de 67% e 80%, respectivamente. Após a primeira ideia de mudança de checagem diária de adesão ao protocolo na beira do leito, a taxa média aumentou para 88% e 87%, e foi aumentando progressivamente pela adoção das múltiplas intervenções, principalmente pelas auditorias diárias nos painéis das taxas de conformidade, até conseguir taxas acima de 95% por semanas, e 100% de aderência ao protocolo por diversos dias consecutivos em ambos os procedimentos.
Conclusão
Foi observado que a aplicação da ciência da melhoria esteve associada com o aumento na aderência do protocolo de IDS/TRE na UTI, principalmente, no início de dezembro.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
José Mario Meira Teles, Fábio Dourado Barreto Júnior, Jener Guerra de Macedo, Mariana Araújo Pimentel, Ramon Bispo de Jesus, Rodrigo de Sá Figueirêdo Meira Teles, Vanessa Mayala Campos