Dados do Trabalho


Título

Óbitos e necessidade de Internações por Trauma: Uma Visão Comparativa entre o estado da Bahia e o Brasil (2018-2023)

Objetivo

O Trauma provoca danos ao organismo e lesões graves que requerem tratamento hospitalar, sendo importante causa de admissão em Unidades de Terapia Intensiva e óbito. Diante disso, esse estudo propõe uma análise comparativa das taxas de internação e mortes por trauma, no estado da Bahia e no Brasil, no período de 2018 a 2023.

Métodos

Trata-se de um estudo observacional, descritivo e comparativo, que utilizou dados obtidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), e pelo Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIS/SUS) acerca da necessidade de internações e óbitos por traumatismo intracraniano e de outros órgãos internos no Brasil e na Bahia, de 2018 a 2023.

Resultados

No período, o Brasil registrou 803.075 internações por trauma, com a Bahia representando 6,4% desse total (51.327). Quanto ao tipo de trauma, as internações por traumatismo intracraniano foram predominantes no país, com 615.665 casos, enquanto a Bahia representou 6,2% e 6,8% do total brasileiro de admissões por traumatismos intracranianos e de órgãos internos, respectivamente. Nesse período ocorreram 76.287 óbitos por trauma no Brasil, com a Bahia contribuindo com 5,8% desse total (4.444). 2023 foi o ano com mais internações e mortes por trauma no Brasil, mas na Bahia, os picos ocorreram em 2021 e 2020, respectivamente. A Bahia apresenta uma média de internamentos de 10.265 pacientes/ano, correspondendo a 6,4% da média nacional.

Conclusão

Assim, a Bahia apresenta relevância no cenário nacional quanto ao número de mortes e internações por trauma, sendo necessários recursos para gerenciar o volume de internações e prevenir ocorrências.

Área

Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma

Autores

Amanda Pessoa Martins Torres da Silva, Daniel Torres Clemente, Bianca Cristina Mangabeira Rodrigues Alexandrino, Maria Eduarda de Lima Araújo, Matheus Nunez Costa, Maria Eduarda Maia Hesse, Pedro Henrique Zappe La Rocca, Lúcio Couto de Oliveira Junior